Polícia Municipal de Barcelos entra ao serviço em abril com 15 efetivos

Efetivos estiveram a ter formação em Torres Novas.

23 de março de 2026 às 17:55
Agentes da Polícia Municipal Foto: Direitos Reservados
Partilhar

A Polícia Municipal de Barcelos começará a operar com 15 efetivos, no início de abril, após um estágio de um mês na sua congénere de Braga, foi esta segunda-feira anunciado.

Em comunicado, o município refere que o estágio em Braga decorre no âmbito de um acordo de colaboração intermunicipal "inédito" em Portugal.

Pub

Anteriormente, os efetivos tiveram formação teórica na Fundação para os Estudos e Formação nas Autarquias Locais (FEFAL) e a Escola Prática de Polícia, em Torres Novas.

A formação dos novos agentes incidiu em áreas como competências das polícias municipais, noções de direito e direito penal, procedimento administrativo e defesa dos administrados, proteção civil, defesa do consumidor, saúde pública, contraordenações, proteção do património, ordenamento territorial e regulação urbanística, organização do Estado e da Administração, deontologia profissional, estatuto dos funcionários públicos, informática e técnicas de comunicação escrita e oral.

Os novos agentes adquiriram, também, conhecimentos ao nível da organização policial, relações com o público e resolução de conflitos, código da estrada e ordenamento de trânsito, transmissões, direito, liberdades e garantias e, ainda, instituições do Estado de direito.

Pub

O presidente da Câmara de Barcelos, Mário Constantino, disse à Lusa que a Polícia Municipal não irá fiscalizar o estacionamento pago, sendo essa uma competência que se manterá na alçada da PSP.

"A Polícia Municipal terá, naturalmente, competências para regularizar o estacionamento abusivo, mas numa lógica pedagógica e não punitiva", referiu o autarca.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar