Polícias dão golpe no tráfico em Portugal
Apreensões de droga dispararam no ano passado.
As forças de segurança deixaram as redes de tráfico de droga mais pobres em 2023. Foram apreendidos 4,5 milhões de euros e o equivalente a mais de 18 mil euros em divisas estrangeiras, o que representa aumentos de 81,3% e de 73,7%, respetivamente, face a 2022.
Segundo o relatório de Combate ao Tráfico relativo a 2023, elaborado pela Unidade de Combate ao Tráfico da Polícia Judiciária, o trabalho de investigação e patrulhamento levou ainda à apreensão de 16 embarcações (quase todas lanchas de alta velocidade) e de 35 telefones-satélite, artigos também usados em meio marítimo e cujas apreensões dispararam face a 2022.
A predominância da via marítima nas apreensões de droga efetuadas foi evidente. O canábis ou haxixe, a droga mais apreendida pelas forças de segurança, tem Marrocos como origem maioritária. No total, foram intercetados 15 222 quilos no ano passado, em nove apreensões distintas.
No que diz respeito à cocaína, a Colômbia e o Equador foram as origens de quase 15 toneladas desta droga apanhada no ano passado.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt