Polícias sem meios para lidar com o coronavírus
Exigem máscaras e desinfetante. Só há no aeroporto.
Os elementos da PSP e os militares da GNR ainda não receberam equipamentos para prevenção ou para lidar com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, asseguraram esta quarta-feira ao CM as associações.
A exceção são 300 máscaras "entregues na PSP do aeroporto de Lisboa", diz Paulo Rodrigues, da ASPP/PSP. "Outros comandos têm pedidos", afirma. Postos da GNR já solicitaram máscaras e desinfetantes "mas ainda ninguém recebeu nada", diz César Nogueira, da APG/GNR.
Os polícias - na primeira linha de contactos - apenas receberam nos emails as recomendações da Direção-Geral da Saúde.
Esta quinta-feira, numa reunião com o secretário de Estado da Administração Interna, Antero Luís (sobre Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho), vão questionar se "já não devíamos ter máscaras e desinfetantes e indicações exatas de como atuar", diz Paulo Rodrigues. "Parece que estão à espera de que tudo piore", afirma César Nogueira.
A PSP diz ao CM que é "matéria que está a ser consolidada". A GNR enviou para o ministério, que remete para declarações do ministro Eduardo Cabrita – que 3ª feira disse ser "essencial a rápida atualização dos planos de contingência".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt