Portugal recebe de Espanha 3,5 km de linhas de contenção de cheias. Apoio entre exércitos dos dois países
Vão ser instaladas nos rios Tejo, Mondego e Vouga. Chefe do Exército português agradece ao homólogo espanhol.
O Exército português recebeu esta quinta-feira, do congénere espanhol, 3500 metros de linhas de contenção de cheias, que irá aplicar em zonas específicas do Tejo, Mondego e Vouga, adiantou ao CM fonte militar.
Parte destas linhas de contenção da água vai ser instalada em Vila Nova da Rainha (Azambuja), devido ao aumento do caudal do rio Tejo, que fez subir para vermelho o alerta. Também Vila Nova da Barquinha vai receber o material ainda esta quinta-feira, distribuídos através do Regimento de Apoio Militar de Emergência, de Abrantes.
"O fornecimento inclui sacos de areia e gabiões, com a finalidade de apoiar a contenção das águas em áreas sensíveis. O conjunto do material recebido permite assegurar até 3.500 metros de linha de contenção, reforçando a capacidade de proteção e mitigação de impactos nas bacias do Tejo, Mondego e Vouga", esclarece a mesma fonte.
Sobre este apoio, o chefe do Exército, general Eduardo Mendes Ferrão, dirigiu uma mensagem pública de agradecimento ao seu congénere espanhol, general Enseñat y Berea. "É nos momentos de maior necessidade que a verdadeira camaradagem se manifesta. Quero expressar o meu sincero agradecimento ao senhor General de Ejército Amador Enseñat y Berea, e na sua pessoa, expresso o reconhecimento do Exército Português e o agradecimento a todo o Exército Espanhol pelo apoio prestado, bem como pela amizade e camaradagem demonstradas neste exigente momento que Portugal atravessa", escreveu.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt