Português apanha cinco anos de pena suspensa em Espanha por roubo e fuga de 600 quilómetros à polícia

Vítima do roubo e das agressões ainda foi atropelada ao tentar evitar a fuga, e precisou de hospitalização. Crime remonta a 2019.

27 de fevereiro de 2025 às 12:47
Tribunal Foto: Direitos Reservados
Partilhar

Uma comarca judicial da cidade de Santiago de Compostela, Espanha, condenou a um total de 5 anos de prisão, um português de 43 anos, que em 2019 roubou um carro naquela cidade, e só foi intercetado em Madrid, após uma fuga de 600 quilómetros às autoridades policiais.

O crime remonta a 20 de fevereiro de 2019. Na altura com 37 anos, o português conheceu um homem num parque de estacionamento, e fingiu-se interessado em comprar um carro do mesmo. Quando o negócio estava para ser fechado, o alegado comprador empurrou e agrediu o vendedor, roubou-lhe as chaves da viatura, e fugiu a alta velocidade.

Pub

A vítima do roubo e das agressões ainda foi atropelada ao tentar evitar a fuga, e precisou de hospitalização.

A fuga louca do português só terminou na área metropolitana de Madrid. Uma patrulha policial local, informada da ocorrência, abordou a viatura. O condutor ainda tentou a fuga em marcha atrás. Nem com dois disparos para o ar o português abrandou. A detenção só foi possível após um violento embate num muro.

O suspeito esteve em prisão preventiva durante quatro meses, mas veio a ser libertado. O julgamento começou no final do ano passado, e nas alegações finais, a procuradoria local pediu uma pena de 13 anos de prisão efetiva. O coletivo de juízes, no entanto, acabou por condenar o português a um cúmulo jurídico de 5 anos de prisão (um ano pelo crime de furto de veículo, dois por agressão, e outros dois por desobediência). O arguido foi ainda condenado a 2 penas de 40 dias de serviço comunitário, por conduzir sob o efeito de droga e sem carta de condução.

Pub

No entanto, por as três penas terem sido suspensas, o português não vai para a cadeia.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar