Padre pede revelação de denúncia
Ex-pároco de Canelas, Gaia, desafia o bispo do Porto.
Nove meses depois de sair da paróquia de Canelas, em Vila Nova de Gaia, o padre Roberto Sousa desafia o bispo do Porto a revelar, na íntegra, a carta que lhe enviou em setembro de 2014, na qual denunciava o encobrimento de abusos sexuais de menores em 2003.
"Que tenha coragem e mostre a carta e vamos ver quem fez chantagem", afirmou ao CM, à margem de um jantar nesta sexta-feira com cerca de 300 fiéis, em Vila Nova de Gaia.
"Dentro da diocese, estavam a difamar-me e a querer acusar-me dos crimes ocorridos em 2003. Queriam fazer-me passar pelo padre Abel (ex-pároco de Fafe). Estava a surgir uma história mal contada", referiu.
O ex-pároco de Canelas nega que tenha feito chantagem com ameaça de divulgação dos alegados casos de abusos para não deixar a paróquia. "É bom não estarmos sós, mas se estivesse iria sempre lutar pela justiça. E o povo não é ignorante", referiu.
O Ministério Público arquivou a denúncia e o padre Abel Maia já apresentou queixa por difamação. Entretanto, decorre o processo canónico.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt