Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Recusam padre em funeral

Família não quis que padre Albino Reis realizasse missa.
Diogo Martins e Manuel Jorge Bento 31 de Maio de 2015 às 09:28
Família abdicou do padre durante a celebração da missa fúnebre e no próprio enterro
Família abdicou do padre durante a celebração da missa fúnebre e no próprio enterro FOTO: D.R.
As polémicas em torno do padre Albino Reis, da paróquia de Canelas, em Vila Nova de Gaia, continuam. Desta vez, uma família não autorizou que o pároco realizasse a missa fúnebre de um familiar. Exigiram um outro padre e, caso não fosse possível, não fariam qualquer cerimónia. Acabou por não haver missa. Os familiares reuniram-se apenas no interior da igreja para rezar e prestar um último adeus antes do enterro.

Por volta das 16h00 de ontem, cerca de 500 pessoas reuniram--se em Canelas, no adro da igreja São João Baptista. David São Martinho, juntamente com o apoio dos oito irmãos, tinha exigido à paróquia, dias antes, que arranjasse outro padre para presidir a cerimónia fúnebre do pai. "Falei com o responsável para que o padre Albino Reis fosse substituído, tal como tem acontecido em várias missas. Disse que não tinha preferência, apenas não o queríamos a ele", contou. Inicialmente, o padre Albino recusou. No entanto, acabou por delegar as suas funções a um outro padre, que habitualmente o substitui nas missas em Canelas. Apenas impôs uma condição, a de não existir coro durante a missa.

"Aceitamos o padre Manuel para o substituir, mas não aceitamos a ausência de coro. O meu pai não merece um serviço incompleto", acrescentou David. A missa acabou por não se realizar. As centenas de familiares e amigos reuniram-se no interior da igreja para rezar, sozinhos, antes do enterro.

O padre Albino Reis está na paróquia de Canelas desde novembro de 2014, isto depois de o antigo padre, Roberto de Sousa, ter recusado colocar uma estátua em homenagem a um outro padre no adro da igreja. Os moradores revoltaram-se com a saída do padre Roberto e, desde então, têm protestado.
Albino Reis Canelas Vila Nova de Gaia São João Baptista David São Martinho Roberto de Sousa religião