Principal chefe militar está de saída e já se despediu
CEMGFA, general Nunes da Fonseca, do Exército, não é reconduzido e deverá ser substituído por Cartaxo Alves, no regresso da Força Aérea ao cargo após 12 anos.
O general Nunes da Fonseca não foi reconduzido no cargo de Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), cujo mandato de três anos termina no domingo. O militar, do Exército, já se despediu em mensagem escrita aos subordinados, afirmando ter "confiança de que o meu legado, como CEMGFA, será prosseguido".
Para o cargo deverá ser nomeado, pelo Presidente da República sob proposta do Governo, o general Cartaxo Alves, há quatro anos chefe da Força Aérea, no que será o regresso deste ramo ao cargo de CEMGFA, após o último piloto a ocupar a função ter sido Luís Araújo (2011 a 2014).
O tenente-general melhor colocado para assumir como Chefe do Estado-Maior da Força Aérea é Sérgio Pereira, atual Comandante Aéreo.
Este domingo termina também o mandato de três anos o chefe do Exército, general Eduardo Mendes Ferrão, que poderá ser reconduzido por mais dois anos.
Este sábado, as Forças Armadas despedem-se do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa cerimónia em Braga organizada pelo ainda CEMGFA.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt