"Problemas resolvidos até maio"

Hospitais do Algarve estiveram sem ortopedistas.

12 de março de 2016 às 11:44
Faro, Portimão, Centro Hospitalar do Algarve, CHA, Algarve, Lisboa, País, Porto Foto: André Cravinho
Partilhar

No dia em que mais uma vez os hospitais de Faro e Portimão voltaram a estar sem qualquer médico ortopedista de escala entre as 08h00 às 14h00, o ministro da Saúde esteve em Faro para dar posse à nova administração do Centro Hospitalar do Algarve (CHA). O governante garantiu que quer resolver os problemas da saúde na região até ao início do verão.

"Comprometi-me que, até 31 de maio, não entraremos no verão com dificuldades inaceitáveis [nas unidades de saúde] no Algarve", referiu Adalberto Campos Fernandes, acrescentando que tudo vai fazer para que as Urgências do CHA não voltem a ficar desertas de ortopedistas. O que, sabe o CM, voltou este sábado de madrugada a acontecer, entre as 00h00 às 08h00.

Pub

No imediato, o ministro quer combater a carência de médicos no CHA através de um protocolo que vai permitir "uma via verde" a doentes da região para acesso a unidades de saúde da zona de Lisboa e Alentejo. Uma medida que vai abranger utentes em situação de urgência, mas também "qualquer doente que esteja em lista de espera inapropriada e tem a possibilidade de ser tratado em Lisboa".

Já sobre o reforço de clínicos, Adalberto Campos Fernandes disse que "está a ser feito um esforço para captar mais recursos humanos", quer através da criação de condições para atrair profissionais de outras zonas do País, "quer trabalhando os concursos para que se abram mais vagas no Algarve e menos em Lisboa, Porto e Coimbra".

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar