Procissões vão passar em frente à Câmara de Braga

Alteração do percurso permite que mais gente possa assistir à passagem dos cortejos.

21 de março de 2018 às 08:57
Procissões da Semana Santa de Braga vão percorrer mais três ruas da cidade, assim como a praça do Município Foto: MoveNotícias
Partilhar

As duas principais procissões da Semana Santa de Braga, na quinta e na sexta-feira santas, vão, a partir deste ano, passar em frente à Câmara Municipal, permitindo que mais pessoas possam ver os milhares de figurantes destes cortejos penitenciais.

As alterações ao trajeto das procissões do Senhor Ecce Homo e do Enterro do Senhor implicam a inclusão de quatro artérias do centro da cidade: rua Justino Cruz, rua Eça de Queirós, praça do Município e rua da Misericórdia.

Pub

Também o trajeto da Procissão dos Passos, que se realiza na tarde do próximo domingo, dia de Ramos, sofre alterações. Passa a incluir as referidas quatro artérias, mas em sentido contrário. Já a Procissão de Nossa Senhora da Burrinha, marcada para a noite de quarta-feira, dia 28, mantém o trajeto de sempre, saindo da Igreja de S. Victor e regressando ao mesmo templo, depois de percorrer a avenida Central, o largo de S. Francisco, a rua do Castelo e o largo Barão de S. Martinho.

Este ano, a comissão organizadora volta a criar, no largo Paulo Orósio, em frente aos Bombeiros, um espaço específico destinado exclusivamente a pessoas idosas e de mobilidade reduzida, de maneira a que quem tenha mais dificuldade possa assistir às procissões com maior conforto.

Pub

Entretanto, vai ser retomada uma tradição da década de trinta do século passado, que consiste em, no percurso da procissão de sexta-feira Santa, tapar com véus pretos toda a iluminação pública, criando uma atmosfera condicente com a solenidade do enterro do Senhor.

E ao longo de toda a semana, os edifícios emblemáticos da cidade serão iluminados de roxo.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar