Proença-a-Nova numa "situação muito difícil" com três frentes de fogo ativas
Não há registo de feridos ou de primeiras habitações afetadas pelo incêndio.
O incêndio que deflagrou na sexta-feira, em Castelo Branco, tem três frentes ativas no concelho vizinho de Proença-a-Nova, afirmou à agência Lusa o presidente da Câmara, considerando a "situação muito difícil" e sem perspetiva de resolução.
"É uma situação muito difícil e que exige o empenho dos profissionais", disse o presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo.
Segundo o autarca, o incêndio no seu concelho dividiu-se em três frentes.
Uma das frentes passou a zona das Moitas e dirige-se para a localidade de Pergulho, outra evolui no sentido de Vale da Mua, e uma terceira está próxima de Sobral Fernando, referiu.
De acordo com João Lobo, face à evolução, o incêndio poderá entrar nos concelhos vizinhos de Vila Velha de Ródão e de Mação.
"Todas as três frentes estão ativas e geram motivo de grande preocupação. O vento esteve relativamente sereno durante a manhã, mas o incêndio, como tem uma extensão muito grande, gera o seu próprio vento, face às massas de ar quente", disse João Lobo.
O presidente da Câmara de Proença-a-Nova referiu que as perspetivas de aumento da intensidade do vento e da temperatura durante o dia dão indicações de "um dia complicado", sem qualquer "expectativa de controlo do incêndio" da parte da manhã.
No concelho de Castelo Branco, grande parte do perímetro "está em fase de rescaldo", mantendo-se uma zona com uma frente ativa e que ainda motiva preocupação, disse à Lusa o presidente da Câmara Municipal, Leopoldo Rodrigues.
Os autarcas dos dois concelhos referem que não há registo de feridos ou de primeiras habitações afetadas pelo incêndio.
De acordo com a página da Proteção Civil, o incêndio que deflagrou pelas 15h00 de sexta-feira, está a mobilizar 1176 operacionais, apoiados por 405 viaturas e 11 meios aéreos.
O IC8 e a Estrada Nacional 233 estavam fechadas ao trânsito às 17h55, no concelho de Proença-a-Nova, informou a GNR.
Segundo informação dada à agência Lusa pelo capitão Marco Ferreira, do Comando Territorial de Castelo Branco da GNR, às 17h55, o IC8 estava interdito ao trânsito entre o nó Proença Sul e o nó da Pedra do Altar.
"A alternativa faz-se pela Estrada Nacional 241, entre Proença-a-Nova e Perdigão", disse.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt