PSP de Leiria alerta para aumento de furtos em transportes públicos de longa distância
Nos últimos quatro meses as autoridades receberam 12 participações.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Leiria alertou esta quarta-feira para o aumento do furto de malas de viagem e carteiras em transportes públicos de longa distância, referindo ter registado nos últimos quatro meses 12 participações.
"Com o aumento de deslocações de pessoas, motivado pelo período festivo, a PSP alerta para um potencial aumento deste fenómeno, com especial incidência em autocarros expresso e comboios com início de percurso na cidade de Lisboa", lê-se num comunicado do Comando Distrital de Leiria da PSP.
Segundo a PSP, os suspeitos atuam preferencialmente em dias de maior afluxo de passageiros, "operam, tendencialmente, em grupos de duas a três pessoas e privilegiam as principais interfaces rodoviárias e ferroviárias de Lisboa", como as estações do Oriente, Sete Rios ou Santa Apolónia.
"Visando, sobretudo, mochilas, malas de viagem de fácil transporte e carteiras, os suspeitos sabem que nas linhas de transporte de longa distância as potenciais vítimas tendem a transportar mais bens e que, necessariamente, demoram mais tempo a aperceber-se da falta dos objetos furtados", salienta a PSP, adiantando que "a maioria das denúncias ocorre nos locais de destino quando as vítimas dão conta do furto".
Nos últimos quatro meses, a PSP de Leiria "recebeu a participação de 12 ocorrências que se enquadram neste tipo de fenómenos, conseguindo inclusivamente recuperar alguns pertences na área da vila da Lourinhã [distrito de Lisboa], através da Esquadra de Peniche".
Para a PSP, a localização do distrito de Leiria, atravessado por alguns dos principais corredores rodoviários e ferroviários do país, "reforça a relevância deste alerta".
"Estas vias que, associado ao período festivo, canalizam elevado fluxo de passageiros e ligações entre o norte e o sul, tornam a região particularmente exposta a fenómenos deste tipo, aumentando a necessidade de vigilância redobrada e de comportamentos preventivos por parte de quem utiliza estes meios de transporte", acrescenta.
Aos passageiros destes transportes, a PSP recomenda que mantenham "sempre malas, mochilas e carteiras sob vigilância, evitando colocá-las fora do campo de visão", e guardem "documentos, dinheiro e objetos de valor em compartimentos interiores e de difícil acesso".
Por outro lado, aconselha aos utentes dos transportes de longa distância para que evitem "adormecer profundamente ou distrair-se com dispositivos eletrónicos, sobretudo em momentos de maior afluência de passageiros", recomendando que desconfiem de "abordagens, empurrões ou distrações aparentemente inocentes", pois "podem servir para facilitar o furto".
A PSP pede ainda que, sempre que possível, os passageiros identifiquem e utilizem "compartimentos de bagagem próximos do seu lugar" e, em caso de suspeita de "furto ou de comportamentos estranhos", para que comuniquem de imediato aos funcionários do transporte ou contactem a PSP.
"Se for vítima de furto, apresente participação o mais rapidamente possível, fornecendo o máximo de informação disponível", adianta a PSP numa informação enviada à agência Lusa.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt