PSP regista três crimes por dia contra animais
Nos últimos três anos a PSP deteve 326 suspeitos e fez 11 485 contraordenações.
A PSP registou, nos últimos três anos, uma média de três crimes contra animais e ambientais a cada dia, num total de 3357 ilícitos - que levaram à detenção de 326 suspeitos. E levantou 11 485 contraordenações (10 a cada dia).
A PSP criou, em 2006, as Brigadas de Proteção Ambiental (BriPA), atuando na “prevenção, fiscalização e investigação” destes crimes, refere a polícia. Tem ainda as Brigadas de Investigação de Criminalidade Ambiental.
Num balanço a que o CM teve acesso, destaca-se que o número de detidos mais que duplicou desde 2022 (de 61 para 134). O mesmo com os crimes identificados (de 660 para 1341).
PSP regista três crimes por dia contra animais
Já as ações de fiscalização tiveram uma quebra, que se refletiu no número de contraordenações. “A maioria das ocorrências verificadas está relacionada com crimes de abandono, maus-tratos a animais de companhia, situações com animais perigosos e potencialmente perigosos e com o dever especial de cuidado do detentor, negligência na defesa da floresta contra incêndios, fogo posto e ruído”, refere a PSP.
Nos últimos dois anos letivos, a PSP fez 299 ações de sensibilização, que abrangeram quase 10 mil alunos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt