PSP registou 52 crimes com armas praticados nas escolas
Número de crimes com recurso a armas aumentou 36,8% no ano letivo 2024/2025. Detetadas 43 armas brancas.
No ano letivo 2024/2025, a PSP registou 52 crimes praticados com recurso a armas no interior das escolas ou nas suas imediações. Trata-se de um aumento de 36,8% em comparação com o ano letivo anterior. Foram detetadas 54 armas (duas armas de fogo, 43 armas brancas e nove armas de outros tipos). O recurso a armas brancas aumentou (+13). Os dados foram esta segunda-feira divulgados pela PSP, a propósito da operação ‘Violência? Não, obrigado!’, que arrancou esta segunda-feira e que vai prolongar-se até final do mês.
No último ano letivo, a PSP, através das Equipas do Programa Escola Segura (EPES), registou 2791 ocorrências criminais, tendo sido contabilizados 3257 crimes (na mesma ocorrência criminal podem ser verificados vários crimes), o que corresponde a um decréscimo de 5,3% em comparação com o ano letivo anterior. Destes crimes, 2092 tiveram lugar no interior do recinto escolar e 136 ocorreram nos percursos casa-escola-casa ou nos percursos para frequência de atividades extracurriculares.
Ofensas corporais, ameaças e injúrias são as tipologias mais comuns dos crimes praticados em contexto escolar.
‘Violência? Não, obrigado!’ é dirigida aos alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário e visa sensibilizar a comunidade escolar para temas como a violência em contexto escolar, uso e posse de armas e delinquência juvenil.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt