PSP tem menos de um mês para lançar Unidade de Estrangeiros e Fronteiras

Lei da Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras publicada na terça-feira em Diário da República. Falta de efetivos é problema.

25 de julho de 2025 às 01:30
Direção-Nacional da PSP procura resolver problema da falta de efetivos para a nova unidade Foto: Paulo Fernandes/PSP
Partilhar

A Direção-Nacional da PSP tem menos de um mês para lançar, a 22 de agosto, a nova Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras (UNEF). A lei de criação de uma das principais bandeiras do Governo AD (aprovada no Parlamento a 16 de julho, com os votos de toda a Direita), foi publicada na terça-feira, em Diário da República, e determina o prazo de 30 dias para a entrada em funções da UNEF. A PSP trabalha em contrarrelógio para que tudo esteja pronto na data indicada, e lida com um problema principal: a falta de efetivos.

Tanto assim que, apurou o CM, 35 dos 420 novos agentes da PSP, que farão o compromisso de honra na próxima terça-feira, já têm destino: a UNEF. Irão reforçar o controlo e fiscalização de passageiros nos aeroportos nacionais, recebendo breve formação para o efeito. Outro reforço prometido, neste caso apenas para o aeroporto de Lisboa, são 30 agentes do Comando da PSP da capital. O comando da UNEF será do superintendente-chefe João Ribeiro, um dos atuais adjuntos do diretor-nacional da PSP, Luís Carrilho

Pub

Além do controlo e fiscalização das fronteiras aeroportuárias, e fiscalização de estrangeiros na área de jurisdição da PSP, a UNEF instruirá processos de expulsão de ilegais. E neste âmbito, apurou o CM, o Governo já escolheu os locais de construção de dois novos Centros de Instalação Temporária (CIT): Custoias (Matosinhos, Porto), e Odivelas (concelho da área metropolitana de Lisboa). As duas obras estão em fase de lançamento de concursos públicos. Ambas funcionarão em paralelo com os já existentes Espaços Equiparados a CIT, existentes nos aeroportos de Lisboa e Porto. Também os aeroportos de Faro, Açores e Madeira vão dispor de espaços semelhantes.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar