PSP trava invasão ao Vasco da Gama
Entrada de grupo de 150 jovens no shopping levou a polícia a intervir. Cinco agentes feridos.
Uma rápida e musculada intervenção da PSP impediu ontem ao final da tarde uma invasão no interior do Centro Comercial Vasco da Gama, em Lisboa. Um grupo de cerca de 150 jovens, alguns deles menores de idade, entraram de rompante na superfície comercial após um evento espontâneo ocorrido nas imediações, e o pânico que se gerou obrigou a polícia a forçar a saída dos invasores.
Nos confrontos que se geraram - o ‘varrimento' começou nas traseiras do centro comercial, passou pelo interior e acabou na Gare do Oriente - cinco polícias ficaram feridos e tiveram de ser assistidos no hospital, um deles com ferimentos mais graves. E pelo menos um jovem foi esfaqueado no meio da confusão - ontem à noite estava internado em Santa Maria.
Quatro pessoas foram detidas: duas por roubo, uma por apedrejamento a viatura policial, e uma por agressão. Na origem do confronto esteve um evento organizado nas redes sociais, e que se iniciou pelas 14h00, tendo como palco a pala do Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações. Cerca de 800 jovens de toda a zona de Lisboa, entre os 12 e os 22 anos, reuniram-se com o intuito de conviver e criar namoros.
Pelas 18h00, a maioria dos jovens dispersou. Manteve-se nas traseiras do centro um grupo de cerca de 150 jovens. Edgar Natalino, de 16 anos, um dos participantes no encontro, disse ao CM que "a PSP carregou sem que os jovens estivessem a fazer nada". Face ao pânico de populares e lojistas, a PSP pediu autorização à administração do Vasco da Gama e optou por "fazer um ‘varrimento' dentro do centro".
"Os jovens foram forçados a sair para a zona da Gare do Oriente. Alguns lojistas fecharam as portas por medo", disse fonte policial.
Às 20h40, duas Equipas de Intervenção Rápida, com cerca de 30 agentes, concentravam os desordeiros na Gare do Oriente.
CLIQUE NA IMAGEM PARA VER A FOTOGALERIA DOS ACONTECIMENTOS
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt