Quantidade de heroína apreendida aumentou 202%

Autoridades desmantelaram 295 locais de cultivo de plantas de cannabis.

31 de março de 2016 às 20:18
Relatório Anual de Segurança Interna, apreensão, droga, crime, lei e justiça, dependência, tráfico de droga Foto: Getty Images
Partilhar

As apreensões de drogas ilícitas registaram, em 2015, um aumento das quantidades apreendidas no tocante à heroína (202,22%), cocaína (62,22%) e 'ecstasy' (609%), indica o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI), hoje divulgado.

Quanto ao haxixe, registou-se uma diminuição acentuada das quantidades apreendidas (92,63%), realidade a que não será alheio o facto de, durante 2015, os traficantes terem privilegiado a introdução de grandes quantidades de haxixe na Europa, através do mar Mediterrâneo, em detrimento da costa portuguesa.

Pub

Quanto ao número de apreensões efetuadas, comparando com 2014, verificara-se aumentos de 9,42% na heroína, 2,76 na cocaína, 19,64% no haxixe e 23% no 'ecstasy'.

Durante 2015, foram detidas 5.566 pessoas por tráfico de droga, sendo 508 mulheres. O número de detenções registou um aumento de 27,63% face a 2014.

Pub

Do total de detidos por tráfico de estupefacientes, 811 tinham nacionalidade estrangeira, o que evidencia o caráter transnacional deste tipo de crime.

Relativamente às rotas seguidas pelas drogas apreendidas em Portugal, não ocorreram alterações significativas, com a heroína e o 'ecstasy' a virem predominantemente de outros países europeus e o haxixe a ter maioritariamente origem em Marrocos e a cocaína na América do Sul.

Quanto à produção de drogas em Portugal, em 2015 foram detetados e desmantelados 295 locais de cultivo de plantas de 'cannabis', dos resultou a apreensão de um total de 6086 plantas.

Pub

Segundo o RASI, não existe qualquer informação que indicie que em Portugal tenha sido produzido ou cultivado qualquer outro tipo de droga ilícita.

Conheça outros itens referidos no Relatório Anual de Segurança Interna.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar