Queixas à Provedoria da Justiça relacionadas com idosos disparam durante quarentena
Famílias queixaram-se sobretudo da dificuldade de contactar idosos institucionalizados.
A Provedoria de Justiça recebeu 600 queixas durante o Estado de Emergência, sobretudo de famílias em dificuldade de contactar com idosos institucionalizados, e um aumento exponencial de chamadas pela Linha do Idoso.
Segundo avançou o Público esta terça-feira, dessas 600 solicitações, mais de 400 resultaram na abertura de procedimento de queixas. As restantes foram resolvidas através do telefone ou por escrito.
A desproteção social de trabalhadores independentes, o funcionamento dos lares de idosos, o cancelamento e reembolso de viagens e de espetáculos ou queixas sobre o preço elevado de produtos, como o álcool ou o gás foram alguns dos temas que motivaram queixas à Provedoria.
No entanto, foram os idosos que estiveram estiveram no centro das atenções: um dos motivos mais frequentes de queixas foi a dificuldade das famílias em contactarem telefonicamente os idosos institucionalizados em lares.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt