Queixas por clonagem de cartões em Olhão e Tavira
Uma das vítimas ficou sem mais de 600 euros, em diversos levantamentos.
A clonagem de cartões em caixas de multibanco fez várias vítimas em Olhão e Tavira, nos últimos tempos. A PSP confirmou ao CM que já recebeu diversas queixas de pessoas afetadas.
Tiago Mendonça foi um dos lesados. Tiraram-lhe mais de 600 euros da conta bancária. "A última vez foi no sábado [23 de março]. Quando fui fazer um pagamento e não consegui, contactei o meu banco para saber que pagamentos eram aqueles que tinha no extrato", contou ao CM
"Foi quando me disseram que todos os meses estavam a tirar dinheiro. Começaram por retirar um valor muito baixo, depois passaram para mais elevados", continua, referindo que o banco o informou que "o dinheiro estava a ir para uma conta bancária no Chipre".
A investigação do esquema está entregue à Polícia Judiciária, em conjunto com a PSP.
Casos semelhantes detetados durante o verão em Lagos
No verão passado já tinham sido registados casos semelhantes em Lagos. O esquema, que fez pelo menos 15 vítimas, terá tido início ainda em agosto, com a instalação de equipamentos para copiar as bandas magnéticas nas ATM e microcâmaras para filmar os códigos.
Os levantamentos de dinheiro, que variaram entre os 100 e os 400 euros, foram detetados já no mês de setembro. Uma das vítimas foi lesada em 800 euros, com dois levantamentos de 400 euros, em dias consecutivos.
PORMENORES
Equipamento nas ATM
O Comando de Faro da PSP explicou ao CM que, para concretizar a burla, foram instalados aparelhos nos multibancos que copiavam as bandas magnéticas dos cartões e microcâmaras que gravavam os códigos.
Vítimas de vários bancos
Ao que o CM apurou, as vítimas são de várias instituições bancárias, incluindo Montepio, Caixa Geral de Depósitos e BPI.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt