Rangel apresentou condolências a familiares de vitimas do acidente com helicóptero no Douro

Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros mostrou gratidão às forças de segurança.

30 de agosto de 2024 às 18:58
Paulo Rangel, ministro dos Negócios Estrangeiros Foto: André Kosters/Lusa
Partilhar

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, manifestou esta sexta-feira as sua condolências às famílias das vitimas do helicóptero que caiu ao rio Douro.

"Lamento profundamente este acidente trágico, são cinco pessoas que terão falecido, militares da GNR que estavam a prestar um serviço inestimável, sempre com risco de vida nos incêndios. Este acidente marca este dia de uma forma muito, mas muito lamentável", disse o governante.

Pub

Paulo Rangel disse ainda que todos os portugueses conseguem pôr-se no lugar destas famílias e sentir gratidão às forças de segurança.

"Nesta a altura a nossa palavra é de reserva porque estamos ainda num momento muito sobre o acontecimento e as operações ainda não estão concluídas, e sinceramente, não nos deveremos alongar", o ministro dos Negócios Estrangeiros.

Pub

O governante falava aos jornalistas em Miranda do Douro, no distrito da Bragança, à margem do "Summer CEmp", a escola de verão da Representação da Comissão Europeia em Portugal, que decorre nesta cidade transmontana até sábado e onde é orador.

Um helicóptero caiu no rio Douro pelas 12:50, próximo da localidade de Samodães, Lamego, transportando seis passageiros, nomeadamente um piloto e uma equipa de cinco militares da Unidade de Emergência Proteção e Socorro (UEPS) que regressava do combate a um incêndio no concelho de Baião.

O comandante local da Polícia Marítima do Douro e Leixões adiantou que o piloto da aeronave saiu pelos próprios meios e foi resgatado por uma embarcação de recreio, tendo sofrido escoriações nas pernas.

Pub

Silva Lampreia revelou ainda haver dois corpos dos militares da GNR dentro do helicóptero e três guardas da UEPS desaparecidos.

"Esses três desaparecidos poderão estar na margem a precisar de ajuda, estamos a fazer buscas em toda a extensão da área, todas as margens, por meios aéreos, terrestres e também nas embarcações para tentar encontrar esses três que estão desaparecidos" afirmou o comandante da Zona Marítima do Norte, numa conferência de imprensa feita pelas 16:00.

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deslocaram-se ao local do acidente.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar