Deixado com leite e mantas: tudo o que se sabe sobre o recém-nascido abandonado à porta dos Sapadores de Leiria
Bebé foi transportado para o hospital e está a receber acompanhamento médico.
Um recém-nascido foi deixado à porta do quartel dos Bombeiros Sapadores de Leiria na madrugada de esta segunda-feira, tendo sido encontrado por um dos elementos da corporação que se encontrava de serviço durante a noite e que se apercebeu da presença do bebé. O menino estava dentro de um saco de compras e foi transportado para o hospital Santo André, para ser avaliado. A criança encontra-se estável, estando a receber acompanhamento médico, ao que o CM apurou junto do médico pediatra do hospital.
No saco de compras estavam ainda fraldas e leite, de acordo com o adiantado pela corporação dos bombeiros. O bebé foi ainda deixado "com todos os cuidados para o manter aquecido", revelou o responsável pelo serviço de pediatria.
"A criança está bem. Chegou bem [ao hospital], aconchegada, estava coberta com uma manta", afirmou o hospital. O comandante dos Bombeiros Sapadores de Leiria, José Rito, declarou, entretanto, que o bebé foi deixado por uma mulher à entrada do quartel, junto à central de comunicações.
O alerta foi dado pelas 03h57.
Quando o bebé chegou à urgência do hospital de Leiria "não apresentava qualquer tipo de alteração no estado de saúde", de acordo com o médico pediatra do serviço. Com mais de 24h, o menino pesa cerca de três quilos e 500 g, adianta a equipa médica hospitalar.
Para além da PSP, a Polícia Judiciária foi acionada e está a investigar os contornos do sucedido. Foram recolhidas imagens de videovigilância do exterior do quartel e das redondezas, para se conseguirem apurar as circunstâncias em que a criança foi deixada e para se que se consigam localizar os progenitores.
O menino vai ficar ao cuidado do hospital de Leiria, que aguarda instruções por parte das autoridades e do Ministério Público.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt