Recém-nascido abandonado nos Sapadores de Leiria recebe visitas da mãe
Menino continua à guarda do Hospital de Leiria até decisão judicial sobre o seu destino. Serviços sociais apoiam a mãe.
O recém-nascido que foi abandonado num saco de compras, junto à central de comunicações dos Bombeiros Sapadores de Leiria, na madrugada desta segunda-feira, mantém-se à guarda do Hospital, onde está a ser acompanhado pela mãe, que está a receber apoio do Serviço Social.
Segundo apurou o CM, a permanência da mulher, de 27 anos, junto do filho está a ser autorizada pelo Hospital por uma "questão de humanidade" e enquanto estão a ser avaliadas as circunstâncias em que deixou o recém-nascido, aconchegado numa mantinha, num saco de compras onde também colocou uma chupeta, biberão com leite e fraldas.
O momento em que a mulher colocou o saco à porta do quartel ficou registado no sistema de videovigilância dos Bombeiros Sapadores, percebendo-se a sua hesitação em o deixar. Várias vezes aconchega o recém-nascido no saco, mantém-se junto dele e enxuga as lágrimas do rosto, indo embora só quando se apercebe da chegada de alguém.
O saco com o bebé fica quase uma hora no local, até chegar o funcionário de uma empresa de distribuição de pão que pergunta se alguém se esqueceu das compras na rua. Isso acontece ao mesmo tempo em que um dos bombeiros de serviço na central de comunicações sai para tentar perceber a origem do barulho que vem do saco. Só nesse momento se apercebem da presença do recém-nascido e de imediato o levam para o Hospital. Ao mesmo tempo, é alertada a PSP, que oito horas depois identificou e localizou a mãe.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt