Recluso tenta matar guarda com faca artesanal na prisão do Linhó
Agressor tem 25 anos e foi admitido há pouco tempo na cadeia do concelho de Cascais. Guarda, de 35, sofreu ferimento grave numa mão.
Um recluso de 25 anos, detido na ala de admissão (ala c) da prisão do Linhó, Cascais, tentou matar um guarda daquele estabelecimento prisional, com recurso a uma faca artesanal.
O CM apurou que o ataque ocorreu na tarde de segunda-feira. A vítima da agressão, um guarda de 35 anos, foi abrir a cela do recluso, que cumpre pena por incêndio e roubo, para fazer uma diligência. Em segundos, o preso avançou na sua direção com uma faca artesanal (chamada espeto e fabricada no interior da prisão) e a gritar "ou tu ou eu, um dos dois morre hoje".
O guarda só teve tempo de agarrar a arma branca com a mão, mas não conseguiu evitar ser golpeado e ferido, também nos braços. Sozinho, a vigiar 30 presos, a vítima chamou pela ajuda de um colega. Outro guarda chegou ao local e também ficou ferido na tentativa de manietar o suspeito.
O agressor foi algemado e foi já transferido, entretanto, para a prisão de segurança especial de Monsanto.
O guarda, por seu turno, recebeu tratamento hospitalar. O CM sabe que continua a trabalhar, mesmo sem estar totalmente recuperado.
O Sindicato Nacional da Guarda Prisional confirmou ao CM o ataque. "O preso está com um processo disciplinar, e nós, juntamente com o guarda, iremos avançar para a justiça. Vamos constituir-nos assistentes na queixa judicial", afirmou Frederico Morais, dirigente sindical.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt