Resolução recomenda que Governo desbloqueie construção da pediatria do S. João

Há dez anos que o hospital tem um projeto para construir uma ala pediátrica.

17 de dezembro de 2018 às 11:20
Centro Hospitalar de São João Foto: Paulo Duarte
Pediatria do Hospital de São João Foto: Direitos Reservados
Contentores de pediatria "desumanos" no Hospital de São João revoltam os pais Foto: CMTV

1/3

Partilhar

A Assembleia da República publicou esta segunda-feira, no Diário da República, uma resolução na qual recomenda ao Governo que desbloqueie "com urgência" a construção da nova ala pediátrica do Hospital São João, no Porto.

"A Assembleia da República resolve, nos termos do n.º 5 do artigo 166.º da Constituição, recomendar ao Governo que realize com urgência todos os atos e procedimentos administrativos necessários para que a administração do Hospital São João, no Porto, inicie o processo de construção da nova ala pediátrica", lê-se na recomendação.

Pub

Há dez anos que o hospital tem um projeto para construir uma ala pediátrica, mas desde então o serviço tem sido prestado em contentores.

Em janeiro de 2017, o Ministério da Saúde aprovou a construção da ala pediátrica, anunciando um investimento de cerca de 20 milhões de euros.

O Governo autorizou a 19 de setembro a administração do Centro Hospitalar Universitário de São João a lançar o concurso para a conceção e construção das novas instalações do Centro Pediátrico.

Pub

O parlamento aprovou a 27 de novembro, por unanimidade, a proposta de alteração do PS ao Orçamento do Estado para 2019, de forma a prever o ajuste direto para a construção da Ala Pediátrica, cuja obra o diretor clínico do São João prevê arrancar em 2019 e concluir em 2021.

A ministra da Saúde afirmou no início de novembro, no Parlamento, que não dormirá tranquila enquanto o problema da nova ala pediátrica do hospital de São João não estiver resolvido, mas não se comprometeu com datas e rejeitou a possibilidade de um ajuste direto para a obra.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar