Rio de Mouro recebe 6.º crematório do País

lO cemitério de Rio de Mouro, concelho de Sintra, inaugurou ontem um novo crematório, o terceiro na área da Grande Lisboa e o sexto em todo o País. Junta-se assim aos do Alto S. João e Olivais (Lisboa), Porto, Ferreira do Alentejo e Elvas (inaugurado em Abril).

17 de julho de 2008 às 00:30
Rio de Mouro recebe 6.º crematório do País Foto: João Miguel Rodrigues
Partilhar

Por concurso público, o novo crematório foi atribuído à Servilusa. Custou 400 mil euros e vai funcionar 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Ao CM, o director comercial da Servilusa, Paulo Carreira, defendeu que "o crematório vem preencher uma lacuna nesta área. Em Lisboa, os familiares solicitam a cremação em 47 por cento dos óbitos". Na área metropolitana, apenas dois cemitérios, Alto S. João e Olivais, têm fornos crematórios, pelo que, segundo o responsável, "há esperas de três a cinco dias".

Pub

Paulo Carreira lembra "cerimóniasfúnebresinterrompidasa meio" com famílias a irem para casa, depois do velório e do funeral, e a só regressarem "dias depois para a cremação". Este é um dos motivos que leva a que o equipamentoonteminauguradoesteja aberto todo o dia.

No descerrar da placa alusiva à inauguração, colaboraram o presidente da Câmara de Sintra,Fernando Seara,eodirector--geraldaServilusa, Palha e Melo. O autarca lembrou o evoluir dos tempos, para lamentar que em todo o Norte do País, onde na véspera assistiu ao funeral de um familiar, "só haja um crematório [Porto]".

A falta de oferta de crematórios leva a que a média de cremações em Portugal se situe nos quatro por cento, contra 27% na Europa. Nos quatrocrematóriosem funcionamentoem 2007 foram realizadas 5400 cremações. Este ano, já foi aberto o forno de Elvas e está prevista a inauguraçãodocrematório daFigueiradaFoznodia26. Para 2009, está previsto um em Vila Franca de Xira. Sesimbra também já abriu concurso para um crematório.

Pub

PORMENORES

Temperaturas

Fornos atingem 1200º, mas 800º já chegam para cremação.

Pub

Duração

Cremação demora duas horas.

Urnas ecológicas

Pub

Degradáveis em terra ou no mar.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar