Roubam estatuetas e danificam campas em cemitério de Leiria

Cemitérios das Várzeas, em Leiria, foi assaltado pela segunda vez em menos de um mês.

06 de maio de 2025 às 18:09
Moradores foram ao cemitério apurar danos Foto: Pedro Brutt Pacheco
Presidente da união de freguesias estima danos em milhares de euros Foto: Pedro Brutt Pacheco
É o segundo furto em menos de um mês Foto: Pedro Brutt Pacheco

1/3

Partilhar

Pelo menos uma dezena de estatuetas roubadas e danos avaliados em milhares de euros. É este o balanço provisório no cemitério das Várzeas, no concelho de Leiria, que na noite desta segunda-feira foi vandalizado e roubado.

Em menos de um mês, é já a segunda vez que este cemitério é alvo de crimes. “Da outra vez foram as imagens, que apareceram por aí espalhadas”, disse ao CM Júlia Santos, que se deslocou ao cemitério para apurar se as campas dos seus pais tinham sido alvo de vandalismo. “Antes levavam plantas e objetos, mas assim, as imagens, é a primeira vez”, admite.

Pub

A GNR já foi informada e está a investigar o caso. Ao CM, o presidente da união de freguesias de Souto da Carpalhosa e Ortigosa, Sandro Ferreira, notou a “zona erma” onde o cemitério das Várzeas está instalado, o que faz dele um alvo apetecível. “Temos danos na ordem dos milhares de euros, e as pessoas estão agora a ver se desapareceu mais alguma coisa”, notou.

A 19 de abril, no fim-de-semana de Páscoa, os cemitérios das Várzeas e Ortigosa tinha já sido alvo de roubo e vandalismo. Na altura, as estatuetas furtadas foram encontradas descartadas no pinhal.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar