São pelo menos quatro os F16 atingidos pela tempestade. Danos de milhões na base de Monte Real

Portões de hangar foram projetados por rajadas de 178 km/h e atingiram as aeronaves.

29 de janeiro de 2026 às 15:26
Tempestade causa danos em caças F16 na base de Monte Real
Partilhar

São, afinal, pelo menos quatro dos caças F16 da Força Aérea Portuguesa que estavam num hangar atingido pelo mau tempo na madrugada de quarta-feira, na Base Aérea n.º5, em Monte Real, Leiria. Os danos são de milhões de euros. As aeronaves em causa estavam no hangar da manutenção.

Os danos devido à tempestade Kristin ocorreram quando os fortes ventos 'rebentaram' os grandes portões do hangar, que caíram em cima de duas das aeronaves de supremacia e defesa aérea. Um terceiro foi empurrado pelo vento para cima do nariz do quarto F16. O CM sabe que os restantes estavam abrigados nos chamados 'shelters'.

Pub

O forte vento que se abateu na madrugada desta quarta-feira na região de Leiria causou danos que se estendeme a outros edifícios e a várias viaturas na base.

Na base foi registada uma rajada de vento com 178 quilómetros por hora, pelas 05h00. Deixaram de conseguir registar mais porque a estrutura meteorológica ficou destruída.  

Monte Real terá sido a zona de entrada da tempestade no continente.

Pub

De acordo com fonte oficial da Força Aérea, a Base Aérea N.º 5 sofreu "danos significativos dos quais não resultaram feridos, cingindo-se a danos materiais avultados".

"A Força Aérea está a atuar de imediato para restabelecer a normalidade da atividade da Unidade, dando prioridade à segurança dos militares e trabalhadores civis que ali prestam serviço", é referido.

"Apesar do impacto da depressão Kristin, a Força Aérea mantém operacional a missão de defesa aérea do país", assegura este ramo das Forças Armadas.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar