Semana Santa com mais figurantes nas procissões em Braga
Procissões da ‘Burrinha’, ‘Ecce Homo’ e ‘Enterro’ terão mais de 2400 figurantes.
As três grandes procissões da Semana Santa de Braga, marcadas para os dias 17, 18 e 19 deste mês, vão ter este ano mais de 2400 figurantes, o número mais elevado das duas últimas décadas.
O Cortejo ‘Vós Sereis o Meu Povo’, conhecido como ‘Procissão da Burrinha’, que na quarta-feira, dia 17, percorre as ruas da cidade entre a Igreja de S. Vítor e a Arcada e que lembra o percurso do Povo de Deus entre Abraão e a fuga da Sagrada Família para o Egito, contará com cerca de 800 figurantes, com destaque para a burrinha que, conduzida por S. José, transporta a imagem de Nossa Senhora.
A mais esplendorosa das procissões é a de Quinta-Feira Santa, a ‘Procissão do Senhor Ecce Homo’, que recorda a apresentação de Cristo coroado de espinhos.
Nesta procissão, que tem quase mil figurantes, os farricocos agitam as matracas e levam os fogaréus acesos, num espetáculo a remeter para os tempos dos penitentes medievais.
Na Sexta-Feira Santa assinala-se o Enterro do Senhor e a procissão é, naturalmente, mais triste e menos colorida. Neste cortejo, os farricocos levam as matracas caladas e os fogaréus apagados.
A procura para integrar os quadros bíblicos das procissões tem aumentado, contrariando a chamada ‘crise dos anjinhos’ que se verificou nas décadas de oitenta e noventa do século passado, em que a comissão organizadora teve de fazer uma campanha pelas freguesias da arquidiocese.
Nesta altura são muitos os que pretendem participar e não têm lugar. O caso mais complicado é o dos farricocos, uma vez que o hábito do penitente medieval vai passando de pais para filhos, dificilmente saindo da mesma família.
São os figurantes mais carismáticos das procissões.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt