Senhor da Pedra atrai milhares
Nasceu da espontaneidade das gentes de Miramar esta tradição secular que permanece, tendo atravessado já diversas gerações. Ontem começaram os festejos do Senhor da Pedra, uma romaria popular que todos os anos atrai milhares de pessoas àquela localidade de Vila Nova de Gaia. As festas prolongam-se até terça-feira, com a procissão, que é o ponto alto das comemorações.
"As rusgas começaram por iniciativa das pessoas. As mulheres faziam os farnéis e os homens traziam o reco-reco para tocar pelo caminho", conta o responsável pelas festividades, Valentim Machado. Esta era a forma encontrada pelos convivas para amenizar as agruras do caminho que separa as suas casas da capela, que fica mesmo junto ao mar. "Onde a espuma das ondas vem beijar, como diz o poeta ", diz Valentim.
Após cumprirem as promessas no local de culto, segue-se o merecido descanso com o necessário piquenique. "No final, dança-se e canta-se em rodas", acrescenta.
Há cerca de 30 anos a Junta de Freguesia de Gulpilhares aliou-se à organização das festas e começaram a chegar a Miramar os primeiros ranchos populares.
Hoje assim será, no festival de folclore, com agrupamentos vindos das Caldas da Rainha e Viana do Castelo, que terão a companhia do conjunto da casa.
As ruas da localidade enchem--se, durante os quatro dias das comemorações, de pequenas tendas de artesanato e rulotes de comes--e-bebes que prometem dar energia a todos os que se desloquem ao local para se divertirem.
A importância que a romaria ao Senhor da Pedra teve no passado é testemunhada pela existência, num raio de muitos quilómetros em redor, de cantigas de romaria que lhe são dedicadas.
POPULAÇÃO CRIOU CANTIGAS
Há cantigas ao Senhor da Pedra em localidades como Cinfães e Paredes, entre muitas outras. Quer isto dizer que acorriam às festas do Senhor da Pedra muitos romeiros vindos de muito longe, que formavam ranchos e rusgas.
PROCISSÃO NA TERÇA-FEIRA
É na capela do Senhor da Pedra, junto ao mar, que se concentra a festa religiosa. E é para lá que milhares de fiéis vão caminhar, terça-feira, a acompanhar a procissão que conta com andores e dezenas de figurantes.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt