Suécia vai enviar para Portugal parelha de aviões Fire Boss nos próximos dias

Secretário de estado da Proteção Civil, Rui Rocha, indicou que "a partir da próxima terça-feira pode haver uma janela de oportunidades" no combate às chamas.

15 de agosto de 2025 às 16:52
Secretário de estado da Proteção Civil, Rui Rocha Foto: Direitos Reservados
Partilhar

O secretário de estado da Proteção Civil, Rui Rocha, prestou declarações, esta sexta-feira, sobre os incêndios em Portugal, começando por chamar a atenção para os quatro incêndios de grandes dimensões que lavram na zona centro do País.

Paulo Simões indicou que os próximos dias "vão ser de grande intensidade" no que toca ao combate às chamas. Sobre o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, o secretário de estado indicou que o pedido foi feito esta sexta-feira, no seguimento da sinalização da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. No entanto, relembrou que, mesmo antes do pedido, Portugal recebeu ajuda internacional.

Pub

Paulo Simões anunciou que a Suécia vai enviar para Portugal uma parelha de aviões Fire Boss, que deverão chegar no domingo ou na segunda-feira. 

O secretário de estado indicou que "a partir da próxima terça-feira pode haver uma janela de oportunidades", portanto uma melhoria da situação do País. 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, Luís Montenegro, estiveram na sede da Proteção Civil, em Carnaxide, para o ponto da situação dos incêndios em Portugal, mas não prestaram declarações aos jornalistas. 

Pub

A Proteção Civil anunciou, ao início da tarde, que foi feito pedido para ativação do Mecanismo Europeu de Proteção Civil. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar