Superpolícia afirma que "poderá demorar" a repor eletricidade

Sistema de Segurança Interna (SSI) apela a que o 112 seja usado apenas para emergências.

28 de abril de 2025 às 16:42
SSI coordena todas as polícias Foto: André Kosters/Lusa
Partilhar

O Sistema de Segurança Interna (SSI), que coordena as forças e serviços de segurança e informações, assegura, em comunicado, sobre o apagão de energia elétrica que se verifica desde as 11h30, que “as autoridades nacionais estão a trabalhar desde o primeiro minuto, para assegurar a reposição de todos os serviços com a maior brevidade possível, de forma a minimizar o impacto para o país”. “O processo de reposição da rede elétrica está em curso. No entanto, devido à extensão e complexidade da situação, poderá demorar até que o fornecimento elétrico seja totalmente restabelecido”.

“Todas as entidades competentes estão empenhadas em reforçar o recurso a fontes alternativas de energia, na utilização criteriosa de geradores e na garantia do respetivo abastecimento de combustível. Apela-se à população para que se mantenha tranquila, adote medidas de gestão responsável e evite consumos desnecessários”, solicita o SSI.

Pub

O SSI pede ainda que o número de emergência 112 seja “utilizado apenas para situações de emergência, de forma a não sobrecarregar a rede de comunicações”.

“A prioridade máxima mantém-se na proteção dos serviços essenciais, especialmente na área da saúde, garantindo o funcionamento da rede médica, dos hospitais e o apoio a doentes domiciliários dependentes de equipamentos elétricos”, conclui.

“Estamos a acompanhar de perto a situação junto de todas as forças e serviços de segurança e autoridades competentes para apurar a origem do incidente”, já havia afirmado o SSI num primeiro comunicado.

Pub

“Aconselhamos a população a manter-se informada pelos canais oficiais, evitando acesso a desinformação e à disseminação da mesma”, conclui.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar