Suspeitos de lesar o Estado em 52,5 milhões ouvidos em tribunal
Detidos são suspeitos de associação criminosa, burla tributária e fraude fiscal qualificada.
Os nove detidos pela Diretoria do Norte da Polícia Judiciária (PJ) por alegadamente terem lesado o Estado português em pelo menos 52,5 milhões de euros com faturação falsa serão levados a tribunal na quarta-feira, informou esta terça-feira aquela força.
Os detidos são suspeitos de associação criminosa, burla tributária e fraude fiscal qualificada.
Segundo um comunicado da PJ, desde o início de 2014, que vinham praticando crimes fiscais no âmbito da atividade de comercialização de ouro usado.
Atuavam "de comum acordo, através de 21 entidades singulares e coletivas e com utilização de faturação falsa", refere a PJ em comunicado
A PJ admite que o valor do prejuízo para o Estado poderá ser superior aos 52,5 milhões de euros já apurados.
Nesta operação policial, envolvendo cerca de noventa elementos da PJ, foi dado cumprimento a nove mandados de detenção e realizaram-se 37 buscas domiciliárias e não domiciliárias.
Os detidos, oito homens e uma mulher com idades compreendidas entre os 24 e os 63 anos, são empresários e técnicos oficiais de contas residentes na área metropolitana do Porto e vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial na quarta-feira, para aplicação das respetivas medidas de coação.
A operação decorreu no âmbito de um inquérito titulado pelo Departamento de Investigação e Ação Penal do Porto.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt