Tenente-general Boga Ribeiro vai ser o novo 'vice' do Exército
Militar, de 60 anos, tem destacada carreira nas áreas do ensino e formação.
O tenente-general João Boga Ribeiro, de 60 anos (completa 61 no final do mês), atual diretor de Pessoal do Exército, já foi nomeado pelo ministro da Defesa para assumir, a partir do dia 15 deste mês, o cargo de vice-chefe do Estado-Maior do Exército. O atual ‘vice’, o tenente-general Paulo Maia Pereira, transita nessa data para a situação de reserva, por completar 62 anos - o limite de idade.
Boga Ribeiro, que ingressou na Academia Militar em 1982, é de infantaria e por ser o oficial general dessa arma mais antigo na efetividade (sem ser o chefe do Exército, general Eduardo Mendes Ferrão) irá ainda assumir a função de Diretor Honorário da Arma de Infantaria (que desde 2023 pertencia a Maia Pereira).
Com carreira destacada na área do Ensino e Formação - mas também operacional, tendo mesmo liderado uma missão no Mali -, Boga Ribeiro foi promovido ao atual posto em novembro de 2023.
O atual chefe do Exército, general Eduardo Mendes Ferrão, termina no dia 1 de março do próximo ano os três anos de mandato, podendo ser prorrogado no cargo por mais dois anos. Na mesma data, termina o mandato do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, general José Nunes da Fonseca (também Exército), que poderá igualmente ser reconduzido por mais dois anos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt