Terror com 'gunas' durou seis meses
Gang agredia estudantes no metro e na rua para roubar tudo o que podia.
Através da internet, promoviam-se como ‘gunas da Areosa’, mostravam o que roubavam e até as facas usadas nos crimes. Atuavam em bando, cercando as vítimas, a maioria menores e estudantes. Pelo menos durante seis meses, até setembro de 2014, o gang espalhou o terror na Baixa do Porto e no polo universitário da Asprela. Três foram detidos e estão acusados de 16 crimes de roubo.
No processo consultado pelo CM, o Ministério Público reconhece a existência de mais casos em que os assaltados não apresentaram queixa. Dois menores também participavam nos crimes violentos e foram identificados.
Um dos últimos ataques foi a 5 de setembro. Jorge Costa, 32 anos, Cristiano Verdade (irmão de um jogador profissional de futsal) e João Cardoso, ambos de 19, abordaram um grupo de jovens na rua das Flores. Pediram um cigarro, e logo começaram a revistá-los e a agredi-los. Roubaram dinheiro e um relógio de quatro mil euros. Ainda nesse dia, numa viagem de metro, os ‘gunas’ assaltaram, sob ameaça de faca, um estudante de 16 anos – ficou sem 1 euro e um colar.
Dois arguidos estão em domiciliária e um em preventiva. No Facebook prometem vingar-se dos queixosos. Recentemente foram detidos mais seis elementos do grupo, que serão julgados noutro processo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt