Toneladas de chocolate

As portas do 5.º Festival Internacional de Chocolate de Óbidos abrem hoje às 18h00. Durante onze dias, num cenário medieval único no País, 15 toneladas do desejado derivado do cacau vão alimentar os sentidos de 200 mil visitantes.

02 de novembro de 2006 às 00:00
Toneladas de chocolate
Partilhar

A Câmara Municipal investiu 500 mil euros e espera ter lucro através da bilheteira. Os maiores de 12 anos pagam entre 3,5 e 5 euros por uma viagem tão doce que ameaça as dietas mais rigorosas.

Este ano há quatro novidades: o mercado tradicional de frutas, hortaliças e peixes em chocolate, a casa comestível na tenda das crianças, a cenografia de inspiração azteca e, finalmente, o prolongamento do festival em seis dias. “Queremos ter menos pessoas ao mesmo tempo no recinto para lhes poder proporcionar mais qualidade, conforto e um atendimento personalizado”, diz Francisco Salvador, da organização.

Pub

Chocolate negro, branco e de leite, em tablete, bombom, bolacha ou pastel, numa bebida alcoólica ou ao jantar – se é feito do cacau, há em Óbidos até 12 de Novembro para provar e comprar.

Nestes dias, os comerciantes, bares e restaurantes de Óbidos juntam-se à celebração com produtos inovadores como a ginja em copo de chocolate (por um euro) ou receitas invulgares como o bife da vazia com molho after-eight ou o creme de espargos debruado com chocolate.

O Chocobar é o espaço privilegiado para apreciar bebidas confeccionadas com chocolate, mas vários estabelecimentos espalhados pela vila propõem as suas próprias ideias (chocolat l’orange, shot de creme inglês com groselha, chocolat coconut).

Pub

Dois espaços imperdíveis são a tenda da criança e a exposição de esculturas. Do programa constam também a eleição do chocolatier do ano – com confecção ao vivo – e os concursos de receitas e de peças artísticas. Como em edições anteriores, é possível frequentar cursos de chocolateria e assistir a uma passagem de modelos com chocolate.

Francisco Salvador sublinha que este é o maior evento do País dedicado ao tema, sendo de enorme relevância para a economia de Óbidos. “O turismo é hoje o sector com mais peso no concelho”, refere. A ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, preside à inauguração do festival, esta tarde.

A exposição de esculturas de grandes dimensões – confeccionadas em chocolate – é sempre um dos espaços mais visitados do festival. Este ano, são expostos seis trabalhos dedicados à banda desenhada e ao cinema de animação (Homem-Aranha, Shrek, Tintin, Batman e as personagens do filme ‘Idade do Gelo’).

Pub

Conforme explicou Natália Domingos, uma das artistas, foram necessários quatro meses de trabalho para criar estas peças, que são coloridas, no final, com corantes artificiais. Durante o festival estarão expostas esculturas de 2004 e 2005. De resto, na vila, há inúmeras curiosidades, desde o bombom com ginja ao artesanato (bordados e telhas em louça decoradas), passando pelos passeios de charrete.

CRIANÇAS NA CASA DE COMER

A casa comestível é uma das novidades deste ano e promete ser uma atracção na tenda das crianças. Toda feita em chocolate negro, a imitar madeira, está decorada com bolachas e pedaços de chocolate branco que os mais pequenos podem arrancar e comer. Com 400 metros quadrados, a tenda propõe um percurso através de vários ateliês onde as crianças podem ver um DVD com a história do cacau, assistir a um teatro de marionetas que conta a lenda de Óbidos, fazer pinturas faciais e no papel e confeccionar gelados e bolachas.

Pub

O percurso completo costuma demorar hora e meia. Destaque também para a Chocofesta, que decorre no último fim-de-semana e é uma ‘dance party’ destinada aos mais novos.

- Viajando de Norte ou de Sul, a Auto-Estrada do Oeste (A8) é a melhor opção para chegar a Óbidos. A alternativa é a Estrada Nacional n.º 8. A partir de Santarém, escolha a A15.

- Linha do Oeste (Lisboa-Figueira da Foz) sair na estação de Óbidos (que fica a 200 metros do recinto do festival). A CP disponibiliza, nestes dias, 16 circulações inter-regionais e regionais (em cada sentido) entre Lisboa e Óbidos.

Pub

- Os parques pagos do festival têm capacidade para dez mil veículos em simultâneo.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar