Traficantes de droga tentam abalroar lancha da Marinha ao largo do Algarve
Tinham a bordo mais de uma centena de depósitos de combustível.
Uma embarcação de alta velocidade (EAV), manobrada por alegados traficantes de droga, tentou abalroar uma lancha da Marinha que a perseguia, ao largo do Algarve. A tentativa de homicídio dos militares ocorreu nos últimos dias, quando a Marinha e a Polícia Marítima estiveram, com o apoio da Força Aérea, envolvidos em operações em águas internacionais que resultaram na deteção, interceção e apreensão de três EAV suspeitas de tráfico e que tinham a bordo mais de uma centena de depósitos de combustível.
Segundo apurou o CM junto de fontes militares, as três EAV eram
tripuladas por onze homens, sete de nacionalidade espanhola e quatro de nacionalidade marroquina, entre os 23 e os 68 anos. Foram identificados e o caso remetido ao Ministério Público.
Essas lanchas rápidas foram localizadas e posteriormente perseguidas por um navio da Marinha e duas embarcações de alta velocidade, uma tripulada por Fuzileiros e outra por elementos do Grupo de Ações Táticas da Polícia Marítima.
"Nas perseguições, efetuadas a alta velocidade, uma das embarcações suspeitas, para evitar a abordagem, tentou abalroar lateralmente uma das embarcações que a estavam a perseguir, colocando em risco a vida dos militares da Marinha, tendo o acidente sido evitado no último momento com manobras evasivas", descrevem as mesmas fontes.
A Marinha e a Polícia Marítima, desde o início do ano de 2023, já detiveram ou identificaram 107 suspeitos e apreenderam 41 embarcações de alta velocidade com mais de 33 toneladas de produto estupefaciente.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt