Transportes Urbanos de Braga investem dez milhões em 32 novos autocarros
Transportadora municipal vai adquirir veículos que são ecologicamente sustentáveis.
Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) vão comprar 32 novos autocarros, ao abrigo de uma candidatura, já aprovada, ao Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) para a renovação da frota de serviço público.
O investimento deverá ascender aproximadamente a 10 milhões de euros, contando com uma comparticipação europeia de cerca de 3,6 milhões de euros, através do Fundo de Coesão.
A candidatura, submetida em outubro, após o segundo aviso do programa para a aquisição de veículos eficientes e ecossustentáveis, enquadra-se na estratégia antipoluição definida pela empresa municipal.
Além do investimento na compra de autocarros com melhor performance ambiental, a candidatura incluía também a realização de um investimento em infraestruturas, designadamente a implementação de uma estação de abastecimento de gás natural comprimido e a instalação de novos postos de carregamento dos veículos elétricos.
Desta forma, os TUB seguem rumo à concretização dos objetivos esperados até 2020, entre os quais se destacam, para além dos óbvios ganhos ambientais, a redução da idade média da frota de autocarros - atualmente nos 18 anos - e a possibilidade de continuar a promover, de forma eficiente, a mobilidade sustentável no concelho.
O objetivo dos Transportes Urbanos de Braga passa por manter o volume atual de utentes e captar mais passageiros, pelo que estes 32 novos autocarros representam uma oportunidade para aumentar a atratividade e a qualidade do serviço que é prestado no concelho de Braga.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt