Transportes Urbanos de Braga investem dez milhões em 32 novos autocarros

Transportadora municipal vai adquirir veículos que são ecologicamente sustentáveis.

05 de fevereiro de 2019 às 08:52
Primeiros autocarros elétricos chegaram aos TUB no ano passado e a empresa prepara-se agora para comprar mais 32 Foto: Direitos Reservados
Empresa Transportes Urbanos de Braga renova a frota tendo em vista melhor qualidade no serviço aos cidadãos Foto: Direitos Reservados

1/2

Partilhar

Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) vão comprar 32 novos autocarros, ao abrigo de uma candidatura, já aprovada, ao Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) para a renovação da frota de serviço público.

O investimento deverá ascender aproximadamente a 10 milhões de euros, contando com uma comparticipação europeia de cerca de 3,6 milhões de euros, através do Fundo de Coesão.

Pub

A candidatura, submetida em outubro, após o segundo aviso do programa para a aquisição de veículos eficientes e ecossustentáveis, enquadra-se na estratégia antipoluição definida pela empresa municipal.

Além do investimento na compra de autocarros com melhor performance ambiental, a candidatura incluía também a realização de um investimento em infraestruturas, designadamente a implementação de uma estação de abastecimento de gás natural comprimido e a instalação de novos postos de carregamento dos veículos elétricos.

Pub

Desta forma, os TUB seguem rumo à concretização dos objetivos esperados até 2020, entre os quais se destacam, para além dos óbvios ganhos ambientais, a redução da idade média da frota de autocarros - atualmente nos 18 anos - e a possibilidade de continuar a promover, de forma eficiente, a mobilidade sustentável no concelho.

O objetivo dos Transportes Urbanos de Braga passa por manter o volume atual de utentes e captar mais passageiros, pelo que estes 32 novos autocarros representam uma oportunidade para aumentar a atratividade e a qualidade do serviço que é prestado no concelho de Braga.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar