Três cães resgatados do fogo esperam adoção
Animais estão num abrigo temporário da autarquia local e ainda não foram reclamados.
Dois cães - um macho e uma fêmea, irmãos -, que foram resgatados do grande incêndio que lavrou na serra de Monchique, continuavam ontem à espera de adoção no Centro de Abrigo Temporário da autarquia.
Durante a tarde, juntou-se-lhes um terceiro, que também foi encontrado na zona do fogo, revelou ontem ao CM o presidente da Câmara de Monchique, Rui André. O terceiro animal foi encontrado na zona do Esgravatadouro por uma família, que esperou que aparecesse o dono - o cão tem coleira. Como não aconteceu, e sem outra solução, a família acabou por entregar o animal nos serviços da autarquia.
"Trata-se de um macho adulto, sem raça definida, de porte médio, preto e amarelo. Tem coleira e é muito dócil. Apresenta uma escoriação no dorso", descreveu ao CM a veterinária municipal, Ana Silva.
De acordo com a responsável, os outros dois cães que já se encontravam no centro tinham sido encontrados durante o incêndio na zona da Foia, há cerca de duas semanas, pelos serviços municipais e "desde aí ninguém os reclamou".
Tal como o CM noticiou, estes dois animais são de porte pequeno (oito quilos), meigos e tímidos. Nenhum dos três cães que agora estão à guarda da Câmara de Monchique tem chip. Os interessados em os adotar podem utilizar o email veterinario.municipal@cm-monchique.pt para obter mais informações.
No fogo foram ainda salvos mais dois cães: um estava com o dono e outro tinha o número de telefone na coleira, pelo que o proprietário o foi buscar. A autarquia efetuou ainda o resgate de dois gatos, que já foram entregues aos donos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt