Três estradas cortadas nos distritos de Coimbra e Guarda devido aos incêndios

A GNR apela ao contributo de todos na prevenção e combate aos incêndios.

Atualizado a 20 de agosto de 2025 às 12:46
Aldeia das Meãs fustigada pelos incêndios Foto: Paulo Cunha/Lusa
Partilhar

As Estradas Nacionais 236 em Coimbra e 230 e 231 na Guarda estavam, ao final da manhã, cortadas devido aos incêndios rurais, nos dois sentidos, devido à ocorrência de incêndios rurais.  

Segundo um comunicado da GNR, às 11h45, na EN236 existe o corte entre Alfocheira e Castanheira de Pêra. Na EN230 o corte acontece entre Barriosa e Covilhã. Já na EN231 a estrada está cortada entre Pedras Lavradas e Cruz Fontão. 

Pub

Segundo a mesma fonte, a GNR relembra que as queimas e queimadas são das principais causas de incêndios em Portugal e pede que se evite deslocações para as zonas dos incêndios, se não estiver envolvido no combate. 

A GNR garantiu que a proteção de pessoas e bens continua a ser uma das suas prioridades, "sustentada numa atuação preventiva e de vigilância, com o reforço de patrulhamento" desenvolvido pelas suas diferentes valências.

Exemplificou com "patrulhamento apeado, patrulhamento a cavalo, patrulhamento ciclo, patrulhamento por elementos da investigação criminal e vigilância e monitorização através de drones, que podem atuar na deteção rápida de focos de incêndio e na identificação de suspeitos da prática de crimes de incêndio".

Pub

No comunicado, a GNR apelou ao "contributo de todos na prevenção e combate aos incêndios" e ao respeito pelas proibições definidas no âmbito da declaração da situação de alerta.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar