Cinco feridos em acidente com ácido nítrico no Instituto Ricardo Jorge no Porto
Para o local foram mobilizados vários operacionais dos Bombeiros Sapadores do Porto, do INEM, PSP E Polícia Municipal.
Um derrame de ácido nítrico no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, no Porto, provocou, na manhã de sexta-feira, cinco feridos, um deles grave.
O incidente aconteceu pelas 11h30, no momento em que o químico estava a ser manuseado por uma das vítimas, no quinto piso do edifício, situado na Rua de Alexandre Herculano.
Por razões ainda desconhecidas, o recipiente onde o químico estava armazenado caiu e o conteúdo verteu. Na sequência do derrame do ácido nítrico, a mulher, entre os 40 e os 50 anos, que estava a manusear o produto sofreu queimaduras na face e foi considerada ferida grave. Dois homens e duas mulheres que lhe prestaram o primeiro auxílio também ficaram feridos devido à inalação de gases. Foram todos assistidos no local pelas equipas dos bombeiros e do INEM e transportadas depois para o Hospital de São João.
"Recebemos o alerta às 11h35 e mobilizámos, de imediato, os nossos meios para o local. À chegada, verificámos que existia um derrame de ácido nítrico a 60% e procedemos à evacuação do quinto e do sexto piso. Depois de termos feito a contenção, fizemos a recolha da matéria perigosa e no final a descontaminação do local e do pessoal que esteve presente na intervenção", explicou ao Correio da Manhã Carlos Marques, comandante do Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto.
RUA CORTADA
Durante as operações, que duraram cerca de duas horas e meia, a Rua de Alexandre Herculano esteve cortada ao trânsito. A circulação pedonal também foi interrompida no momento em que a matéria perigosa foi retirada do local.
Matérias perigosas
"É uma ocorrência um pouco diferente, no entanto temos especialização em matérias perigosas. Temos uma viatura específica e pessoas com formação nesta valência", disse o comandante.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt