Tribunal de Aveiro condenou sete pessoas a penas efetivas por tráfico de droga

Pena mais gravosa foi aplicada ao cabecilha do grupo, que foi condenado a oito anos e meio de prisão.

26 de abril de 2019 às 13:12
Tribunal xxx Foto: Getty Images
Partilhar

O Tribunal de Aveiro condenou esta sexta-feira a penas efetivas sete dos 11 arguidos envolvidos num processo relacionado com o tráfico de droga, aplicando penas suspensas aos restantes.

O coletivo de juízes deu como provado que sete arguidos cometeram o crime de tráfico de estupefacientes na forma agravada, pelo facto de a droga ter sido distribuída por "um grande número" de pessoas.

Pub

A pena mais gravosa foi aplicada ao cabecilha do grupo, que foi condenado a oito anos e meio de prisão, por um crime de tráfico de estupefacientes agravado, e dois anos por um crime de detenção de arma proibida, tendo-lhe sido aplicada uma pena única de nove anos de prisão, em cúmulo jurídico.

O tribunal condenou ainda outros quatro indivíduos, que seriam os seus colaboradores diretos, a penas que variam entre os seis anos e meio e seis anos e nove meses de prisão.

Além do crime de tráfico agravado, um destes arguidos também foi condenado por um crime de condução sem carta.

Pub

Outros três arguidos que não tinham ligação a este grupo, mas que compravam a droga ao principal arguido, foram punidos, dois deles com penas efetivas de cinco anos e meio e seis anos de prisão, e um outro com uma pena suspensa de quatro anos.

Finalmente, a mãe do principal arguido e duas outras mulheres foram condenadas a penas suspensas, que variam entre quatro anos e três meses e quatro anos e meio de prisão.

Durante a leitura do acórdão, a juíza presidente explicou ainda que três dos arguidos beneficiaram de uma atenuação especial da pena por terem menos de 21 anos à data dos factos.

Pub

O principal arguido encontra-se detido a cumprir uma pena à ordem de outro processo e há ainda quatro arguidos que vão continuar em prisão preventiva até ao trânsito em julgado da decisão.

Os restantes dois arguidos que foram condenados e penas efetivas vão continuar sujeitos à medida de coação de apresentações periódicas às autoridades policiais.

Os suspeitos foram detidos a 26 de outubro de 2017, durante uma operação realizada em vários locais do distrito de Aveiro, que culminou com a apreensão de 59 quilos de haxixe (cerca de 118 mil doses), 2.600 doses de liamba e 266 doses de cocaína.

Pub

Foi ainda apreendido diverso material relacionado com a atividade criminosa, designadamente sete viaturas ligeiras, duas moto-quatro, 27 mil euros em dinheiro, duas armas de fogo, oito armas brancas, munições de vários calibres, uma besta, 23 telemóveis e cinco computadores.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar