Tubarão-frade e baleia avistados junto à costa algarvia
Segundo maior peixe do Mundo, de sete metros, avistado junto à ilha do Farol.
Um tubarão-frade, com cerca de sete metros, e uma baleia anã, com o mesmo tamanho, foram avistados este sábado junto à costa algarvia em locais diferentes.
O tubarão foi observado junto à ilha do Farol, em Faro, durante um passeio de barco de amigos. O animal marinho, que é considerado o segundo maior peixe do Mundo, depois do tubarão-baleia, tinha cerca de sete metros, praticamente o mesmo tamanho do barco em que estava a pessoa que o filmou.
Segundo explicou ao CM o biólogo marinho Élio Vicente, o tubarão-frade "é uma presença natural e regular" nas águas do mar ao largo da costa algarvia. Alimenta-se de algas e pequenos crustáceos e é "totalmente inofensivo para os humanos".
O dia de sábado ficou ainda marcado por um outro avistamento surpreendente ao largo da costa algarvia. Uma baleia- -anã foi observada ao largo do farol de Alfanzina, junto a Carvoeiro, no concelho de Lagoa, quando decorria um passeio turístico a bordo da embarcação de observação de cetáceos e passeios junto à costa da empresa X-Ride.
O marinheiro do barco, Alexandre Matos, garante que o animal tinha "sete ou oito metros de comprimento". Estava a meia milha da costa e andou muito próximo do barco, deixando os turistas que faziam o passeio "surpreendidos com o avistamento", revelou ainda Alexandre Matos. Segundo o biólogo Élio Vicente, é normal as baleias-anãs passarem junto à costa algarvia mas "não é fácil conseguir vê-las".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt