page view

Baleia-anã dá à costa no Algarve

Animal de quatro metros arrojou na Quinta do Lago.

06 de maio de 2017 às 10:57

Uma baleia-anã com perto de quatro metros deu ontem de manhã à costa na praia do Gigi, na Quinta do Lago, no concelho de Loulé. Acabou por ser removida à tarde do local, pelos meios da Câmara de Loulé, após ter sido inspecionada por uma bióloga do Parque Natural da Ria Formosa (PNRF).

"A baleia deu à costa cerca das 08h00 e uma pessoa que viu o animal informou o Parque Natural da Ria Formosa, que, por sua vez, informou a Polícia Marítima", explicou ao CM Nuno Cortes Lopes, comandante da capitania do porto de Faro, adiantando que estas são situações que ocorrem com alguma regularidade na costa algarvia (ver pormenores). "Estou na capitania do porto de Faro há quatro meses e foi o quarto evento destes que ocorreu nesta área de jurisdição", refere Cortes Lopes.

Já no final de abril, um golfinho com cerca de 3 metros deu à costa, em avançado estado de decomposição, na praia do Farol. O cetáceo também já foi alvo de uma avaliação por parte de uma técnica do PNRF, mas ainda espera pela remoção por parte dos serviços de limpeza da Câmara de Faro.

PORMENORES

Redes de pesca são causa

Tal como acontece com muitos dos cetáceos que dão à costa algarvia, a baleia-anã pode ter arrojado após ter ficado presa em redes de pesca. No entanto, a causa do arrojamento só vai ser apurada com a realização de análises.

50 cetáceos dão à costa

Todos os anos dão à costa algarvia perto de cinquenta cetáceos, entre baleias e golfinhos. No ano passado, em novembro de 2016, uma tartaruga de cerca 300 quilos deu à costa também na ilha da Armona. Ficou ali alguns dias até ser removida.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8