Um em cada quatro mortos na estrada tinha álcool no sangue igual ou superior a 0,5 g/l
PSP e GNR juntas em megaoperação de uma semana de controlo ao consumo de álcool.
Ano novo, a mesma estatística nas estradas portuguesas: no primeiro mês de 2025, morreram 35 pessoas em acidentes de viação, o mesmo valor que em janeiro de 2024, e o número de acidentes com vítimas também ficou acima dos onze mil. Para tentar travar a tendência e a certeza de que muitos dos acidentes são causados pelo álcool, PSP, GNR e Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária levam a partir desta terça-feira para a estrada a campanha ‘Taxa Zero ao Volante’.
“Em Portugal, em 2023, um em cada quatro condutores mortos em acidentes de viação apresentava uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,5 g/l e três em cada quatro destes condutores tinham uma taxa igual ou superior a 1,2 g/l”, adiantam os três organismos em comunicado. “Do total das vítimas de acidentes de viação autopsiadas, 23% apresentavam uma taxa de álcool no sangue superior ao limite legalmente permitido, das quais 73% excediam a taxa considerada crime (=1,20 g/l)”, acrescentam PSP, GNR e ANSR.
Na prática, estes dados significam que das 479 vítimas mortais em acidentes registadas em 2023, 110 tinham ingerido álcool antes de pegar no volante.
A partir desta terça e até à próxima segunda-feira estão anunciadas operações de fiscalização e sensibilização na EN3 e EN13 (Areosa e São Pedro da Torre, em Viana do Castelo), EN18 (Castelo Branco), e na Ponte 25 de Abril (Parque Especial Norte, sentido Norte-Sul) e muitas outras não divulgadas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt