Militar das Operações Especiais morre durante treino ao ser arrastado por rio em Lamego

João Rafael Cardoso tinha 23 anos e é natural de Mafra.

Atualizado a 27 de janeiro de 2026 às 10:24
Partilhar

O homem que estava desde a noite de segunda-feira desaparecido após ter caído ao rio Balsemão, em Lamego, já foi encontrado morto nas margens. A vítima, de 23 anos, é o alferes de Infantaria João Rafael Paulino dos Santos Cardoso, natural de Mafra, um militar do Exército que estava a fazer o curso de Operações Especiais, nos Rangers, cujo quartel fica naquela cidade.

O incidente ocorreu pelas 23h00 e o Exército confirma que teve lugar em Penude, onde os Rangers têm um aquartelamento. O militar, natural de Mafra, foi “arrastado pela corrente".

Pub

A atividade que os instruendos realizavam foi logo suspensa e foram “prontamente acionados meios de Busca e Salvamento, encontrando-se no local os Bombeiros, sob coordenação da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, tendo sido igualmente informadas a Guarda Nacional Republicana e a Polícia Judiciária Militar”.

“A instrução decorria com as medidas de segurança e o enquadramento previstos para este tipo de atividade. Foram ativados os mecanismos de apoio à família do militar, incluindo acompanhamento psicológico”, assegura o Exército.

Ao CM foi garantida a abertura de um processo de averiguações “com vista ao apuramento rigoroso das circunstâncias do sucedido”.

Pub

O Exército lamenta profundamente o sucedido e apresenta sentidas condolências à família, amigos e camaradas do militar.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar