Utilizadores dizem que "o passe único vai aliviar as contas mensais"
Novo passe entrou em vigor ontem e vai custar no máximo 40 euros por mês.
A entrada em vigor do novo passe único na Área Metropolitana do Porto é vista com bons olhos pelos utilizadores dos transportes públicos que esperam sentir algum alívio no orçamento familiar.
Ainda sem perceberem muito bem as vantagens do novo sistema, foram muitos os que se juntaram, esta segunda-feira, na loja Andante, na estação da Trindade, para validar o cartão e questionar sobre a nova modalidade.
Apesar de não conhecerem em concreto os benefícios, falam numa excelente medida. "É uma medida que ajuda quem mais precisa. Sabemos que os salários são muito baixos e tudo o que venha aliviar as contas mensais é benéfico", disse, ao CM, Manuel Gandara, que tem dúvidas que o processo vingue após as legislativas.
"Não tenho dúvidas que é uma medida eleitoralista. Espero estar errado e que não abale as constas do orçamento de Estado", frisou.
Ao todo, são cerca de 154 mil utilizadores do Andante que vão beneficiar com o novo sistema. O passe único custa no máximo 40 euros mensais por utente e permite viajar em todos os operadores de transportes públicos nos 17 concelhos da Área Metropolitana do Porto.
Com o novo sistema, é esperada uma maior procura de transportes públicos. A par deste novo passe, no Porto foi criado também um passe municipal, para viagens dentro do concelho ou até três zonas contíguas, com um custo de 30 euros.
O cartão Andante continua a ser o mesmo. Os títulos podem ser comprados e carregados nos locais habituais, mantendo-se em vigor as taxas de desconto dos tarifários sociais existentes, de 25%, 50% e 60%, agora aplicadas às novas tarifas.
DEPOIMENTOS
Horácio Silva, reformado
"É uma medida que vem ajudar muitas pessoas"
"Baixar o preço beneficia quem utiliza os transportes públicos e além disso vai ajudar a que circulem menos carros dentro da cidade. Por isso, considero que medidas destas só podem ser boas para todos os que usam os transportes."
Maria Teresa Monterroso, Utilizadora do Metro
"É uma medida eficaz"
"Ainda não estou muito informada sobre todas as vantagens do novo sistema, mas o que sei permite-me perceber que os benefícios serão muitos. Posso dizer que é uma medida eficaz para os portugueses e deveria era ser alargada às zonas do Interior do País."
Manuel Sequeira, reformado
"Vou poupar oito euros por mês. É muito bom"
"Vejo com bons olhos esta decisão do Governo. Vou ter uma redução no meu passe mensal de oito euros o que já ajuda. Para quem tem pensões baixas todas as ajudas são poucas e, por isso, só tenho de ficar satisfeito."
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt