Velejador francês de 76 anos morre após colisão com rochas
Homem foi resgatado por mota de água e salva-vidas mas não resistiu.
Um velejador morreu este sábado depois de colidir com o veleiro contra rochas, em Vila do Bispo. A vítima, de 76 anos e nacionalidade francesa, ainda foi resgatada pela embarcação salva-vidas de Sagres mas acabou por morrer.
O alerta, ao que o CM apurou, foi dado às 6h50 por um pescador lúdico que ouviu o veleiro a embater nas rochas, entre as praias do Zavial e Furnas. O velejador conseguiu vestir o colete salva-vidas e foi visto em cima da proa do barco. No entanto, o acesso por terra era impossível para os meios de socorro e o resgate teve de ser feito por via marítima.
"Foi enviada uma mota de água e a embarcação salva-vidas de Sagres e conseguiram localizar e resgatar a vítima, que foi alvo de manobras de reanimação", explicou ao CM Conceição Duarte, comandante da Capitania do Porto de Lagos. A vítima foi transportada para a estação salva-vidas de Sagres e "as tentativas de reanimação continuaram com os bombeiros e uma equipa do INEM". No entanto, os esforços foram infrutíferos e o velejador francês acabou por morrer.
Em 30 minutos a embarcação ficou toda destruída ao embater nas rochas. As causas do acidente estão a ser investigadas pela Polícia Marítima.
PORMENORES
Causas investigadas
A Polícia Marítima está a investigar as causas do acidente. Um erro de navegação ou o velejador ter adormecido são duas das hipóteses possíveis.
Zona muito rochosa
O local onde ocorreu o acidente é uma zona bastante rochosa no fundo. A ondulação era de dois metros de sul.
Ondas até 6 metros
A ondulação pode chegar este domingo aos 6 metros e a Autoridade Marítima recomenda que sejam reforçadas as amarrações dos barcos e que as pessoas não andem junto a zonas costeiras.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt