Viola, assassina e lança idosa ao lixo

Carlos Almeida arrisca 25 anos de prisão.

26 de dezembro de 2015 às 01:00
Carlos Almeida, Esmeralda de Jesus, Sarzedo, Moimenta da Beira, violação, crime, prisão Foto: Nuno André Ferreira
Partilhar

Carlos Almeida conhecia a idade e a elevada dependência de álcool – sobretudo vinho – de Esmeralda de Jesus, de 74 anos, mas isso não o impediu de a atrair até à sua casa para a atacar. Aí, usou a força e obrigou-a a manter relações sexuais. Depois de consumados os abusos, apertou-lhe o pescoço, esganando-a até à morte. Com todo o cuidado, limpou os vestígios com toalhetes e atirou a idosa para um caixote do lixo público. O crime aconteceu no dia 19 de fevereiro e desde a primeira hora deixou em choque os habitantes de Sarzedo, em Moimenta da Beira.

O agricultor de 40 anos está desde junho em prisão preventiva no estabelecimento prisional de Viseu. Vai responder pelos crimes de violação, homicídio qualificado e profanação/ocultação de cadáver. Arrisca a pena máxima de 25 anos de cadeia.

Pub

Esmeralda de Jesus ainda tentou lutar para impedir os avanços sexuais, mas sem sucesso, pois Carlos sufocou-a. Depois, preocupou-se em limpar tudo e desfazer-se do cadáver, demonstrando "total insensibilidade", como se pode ler na acusação a que o CM teve acesso.

A amostra de ADN recolhida confirma a violação e as marcas no pescoço da vítima comprovam as agressões. Mas este crime poderia nunca ser decifrado pelas autoridades. Não fosse a mancha de sangue que escorreu para o pavimento, em baixo do caixote do lixo, e todos os vestígios teriam sido levados pela recolha do lixo. O agricultor homicida atirou para dentro do contentor outro saco em que juntou os chinelos de Esmeralda de Jesus e os toalhetes que usou para limpar os vestígios do crime.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar