page view

125 A PASSO DE CARACOL

O objectivo da marcha lenta, mostrar ao Governo que a Estrada Nacional (EN) 125 não é alternativa à Via do Infante (VI), foi plenamente conseguido". A opinião é do presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), Elidérico Viegas, depois de milhares de algarvios terem ontem circulado a 'passo de caracol' naquela via.

13 de novembro de 2004 às 00:00

Mais de mil camiões 'entupiram' a EN125, provocando lentidão no tráfego entre Lagos e Vila Real de Santo António. Também dezenas de motociclistas ajudaram a congestionar os 150 quilómetros da estrada, além de milhares de cidadãos anónimos. E nem os turistas, apanhados na fila compacta, deixaram de manifestar apoio à luta encabeçada pelas associações empresariais, sindicalistas e autarcas.

"Os algarvios deram a resposta que nós esperávamos: disseram não à intenção do Governo em introduzir portagens na VI. Se os governantes tinham algumas dúvidas, agora ficaram com a certeza que os algarvios não estão dispostos a aceitar as portagens", disse o presidente do Núcleo Empresarial da Região do Algarve (NERA), Vítor Neto, ao som das buzinas que se faziam ouvir junto à estrada.

"Não vai haver portagens na VI porque é lesivo para a economia do Algarve", garante o empresário, crente numa inversão da decisão. "A 'bola' está do lado do Governo e se quiser manter a sua posição, os algarvios vão responder", promete.

MUITAS AUTUAÇÕES E UM ACIDENTE

A Brigada de Trânsito da GNR esteve particularmente zelosa na manhã de ontem, na EN125, com vários condutores - em particular de camiões - a serem autuados pelos militares, que levaram a cabo diversas operações, verificando documentos, luzes e outros equipamentos.

Uma acção contestada pelos promotores do protesto, os quais entenderam a actuação das autoridades como "uma forma de pressão, para dissuadir a participação das pessoas", conforme referiu Manuel da Luz, presidente da Câmara de Portimão.

Ao longo da jornada de protesto verificou-se apenas um acidente, na zona da Guia, quando um carro embateu numa moto. O condutor deste último veículo sofreu ferimentos ligeiros, sendo assistido pelos Bombeiros Voluntários de Albufeira.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8