Vencedores serão escolhidos até 30 de junho.
Três dos cinco candidatos à concessão da Carris e do Metropolitano de Lisboa querem gerir as duas empresas de transportes. Os vencedores deverão ser conhecidos até ao final deste mês e os contratos assinados até 15 de julho. O principal critério será o melhor preço oferecido pelos candidatos.
"Temos um processo competitivo como o Governo esperava e agora é preciso que a empresa e o próprio júri façam todos os procedimentos que se seguem, no sentido de podermos rapidamente tomar uma decisão", disse o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro.
A transportadora parisiense Régie Autonome des Transports Parisiens (RATP), a britânica National Express e a espanhola Avanza apresentaram propostas sobre as duas empresas de transporte da capital.
Na Carris estão interessados ainda a Barraqueiro – que faz parte do consórcio que recentemente venceu o concurso para a privatização da TAP – em conjunto com a TCC (Transports Ciutat Comtal), que integra o consórcio vencedor da subconcessão da STCP, transportes públicos do Porto.
Para a gestão do Metro de Lisboa candidatou-se ainda a francesa Transdev, que iniciou a sua operação em Portugal, em 1997, no Metro do Porto.
O caderno de encargos prevê que a manutenção do Metro de Lisboa – que representa um custo anual de cerca de cinco milhões de euros – não integre a concessão. Na Carris, apenas os autocarros integram a concessão.
O Metro será concessionado por um período de nove anos e a Carris por oito, prevendo o Governo uma poupança na ordem dos 170 milhões de euros. Os privados entram a partir de 15 de julho.
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